LINDA LARANJA | FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS  |  © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS  |

Workshop Foto de Arquitetura e Cidades, com Joana França (BsB)

Atualmente, o setor de arquitetura é um importante espaço para atuação de fotógrafos. Acreditando que novas técnicas e um direcionamento de visão corretos possam trazer um diferencial aos interessados na fotografia de arquitetura e cidades, a Linda Laranja Fotografia promove em Florianópolis o Workshop Foto de Arquitetura e Cidades, com a arquiteta e fotógrafa brasiliense Joana França

O Workshop teve duração de oito horas, divididas em duas partes: teoria e prática. Na parte teórica, foram abordados temas como luz, composição, tratamento de imagem, equipamento, figuras humanas, fotografia aérea e mercado, além de análise de imagens de arquitetura de interiores e também de street photographyNa segunda etapa do WS uma saída fotográfica orientada colocou em prática todos os ensinamentos abordados em sala.

A ideia é que os participantes possam ter um olhar mais amplo, criativo e técnico na hora de retratar projetos arquitetônicos, e assim, apresentar melhor seus trabalhos valorizando os espaços fotografados.

O Workshop Foto de Arquitetura e Cidades, com Joana França (BsB), foi realizado em Florianópolis, no dia 24 de agosto (sábado), com aula das 9h às 12h (teórica) e 13h às 18h (prática). O WS aconteceu na Fábrica Working Bar (Travessa Albertina Ganzo, 33 - Centro). As vagas eram limitadas e a inscrição teve o valor de R$ 450,00.

Público-alvo: Fotógrafos, arquitetos e estudantes de arquitetura, designers, amantes de viagens e interessados em fotografia de modo geral.

Requisitos: Noções básicas de fotografia e uso de seu equipamento. É recomendado, mas não obrigatório, que os participantes possuam câmera fotográfica, D-SLR (Digital Single Lens Reflex), mirrorless ou SLR (Single Lens Reflex) e tripé. Alternativamente, câmeras compactas equipadas com controles manuais também podem oferecer resultados satisfatórios.

O que levar: Câmera fotográfica com bateria, cartão, lente e tripé (opcional), água, roupa e calçado confortável para a saída fotográfica, notebook (opcional, caso queria editar alguma foto na hora), e disposição e vontade de aprender e fotografar. :)

Joana França é fotógrafa de arquitetura e de cidades. Formou-se arquiteta pela Universidade de Brasília e estudou fotografia no ICP (International Center of Photography), em Nova Iorque. Tem como clientes arquitetos que reproduzem o trabalho da fotógrafa em exposições e divulgação de seus projetos em mostras, livros, revistas e sites de arquitetura.

Com seu trabalho autoral participou de exposições coletivas e individuais, com destaque para a mostra “Brasília: 50 years Exhibit” na Cornell University, em 2010, e L'architecture de Brasília et Oscar Niemeyer, na Maison du Brésil, em Paris, em 2017. Entre outros trabalhos, fotografou para o “Guia das obras de Oscar Niemeyer – Brasília 50 anos”, editado pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. E em 2011 teve suas fotografias publicadas no “Roteiro de Arquitetura / Caderno de Notas Brasília”, guia de arquitetura editado para o 9º Seminário Internacional DOCOMOMO. Internacionalmente tem seu trabalho publicado no Architectural Guide Brazil, da editora alemã Dom Publishers, de 2013.

Bibliografia indicada

  • Construction and Design Manual – Architectural Photography – Axel Hausberg e Anton Simons.

  • Architectural Photography – Composition, Capture, and Digital Image Processing – Adrian Schulz.

  • Magnum Contact Sheets – Kristen Lubben.

lindalaranja3_horizontal__Soletra pretoR